SNF
O Sistema Nacional de Fomento (SNF) é uma rede federativa de fomento, que reúne instituições de alcance regional, sendo federais, regionais e subnacionais, presentes em todo o país e conhecedoras das especificidades de cada local. Além de financiamentos, contribui com expertise e serviços para o desenvolvimento sustentável das regiões.
O SNF tem sido, ao longo do tempo, um importante instrumento para superar os diferentes desafios que o desenvolvimento econômico brasileiro enfrentou, desempenhando papel fundamental para o país realizar as transformações exigidas em cada momento.
Por meio da presença regional das Instituições Financeiras de Desenvolvimento e de sua vocação para o crédito, o SNF alcança todas as regiões do país e atua conforme suas peculiaridades, a partir das políticas públicas definidas como prioritárias em cada região, para financiar projetos que proporcionem o crescimento sustentável de cidades e de estados, ampliando o alcance do sistema financeiro nacional.
Em outros países, as estruturas dos Sistemas Nacionais de Fomento locais possui uma configuração semelhante à brasileira, com uma rede de Instituições Financeiras de Desenvolvimento regionais e uma instituição maior e central que atua em diversos setores. Na Alemanha, o KfW se conecta a outras 17 instituições financeiras públicas subnacionais distribuídas no território alemão. Mas há também bons exemplos em França, Coreia do Sul, Índia, China, Japão e México.